Fácil configuração e prontas para uso, as soluções plug and play para empresas de seguros são, em geral, sistemas e plataformas digitais que se conectam ao core business para agilizar processos, fazer automações entre outras funções. Além disso, trazem interfaces modernas voltadas a experiência do usuário, sejam eles segurados, corretores ou a própria seguradora.

Vamos apresentar abaixo como o conceito de soluções plug and play pode ser aplicado ao mercado de seguro, os benefícios percebidos pelo cliente final, vantagens para seguradoras e corretores.

O que são as chamadas soluções plug and play no mercado de seguros?

 A expressão plug and play foi utilizada na área de informática para definir a capacidade de um computador reconhecer e configurar automaticamente qualquer periférico instalado.

No entanto, a expressão tornou-se um conceito mercadológico, e pode ser utilizada para definir também sistemas ou soluções prontas para uso.

Este é o caso dos portais de consulta, portal do corretor, cotador de seguros, aplicativos para seguradoras, automações e integrações. Soluções prontas para serem customizadas de acordo a necessidade de cada empresa.

Sistemas prontos para configuração

Se cada empresa de seguros tem suas particularidades de processos e fluxos que demandam personalização, porque essas soluções são tidas como plug and play?

Isso porque ao contrário dos sistemas do core business, que demandam muito tempo e esforço de desenvolvimento, as chamadas soluções prontas precisam apenas de integrações e configuração.

Ou seja, possuem flexibilidade para adaptar-se a diferentes cenários e com um nível de esforço muito menor, plugando a solução ao sistema core business e fazendo a personalização desejada.

 

Os benefícios das soluções plug and play no mercado de seguros

Algumas das principais características para as empresas são:

Time-to-market: solução aplicável em pouco tempo, fazendo com que o tempo de retorno seja relativamente baixo.   

Agilidade e Velocidade: automação de processos manuais, diminuição dos riscos de erro e integrações que geram respostas mais rápidas às solicitações.

Escalabilidade: serviço 24horas/7dias, aumento vendas e a capacidade produção, sem necessariamente precisar aumentar estrutura e recursos.

Já parceiros e clientes percebem valor e diferencial em:

Acessibilidade: interfaces modernas, que podem ser acessadas de onde estiver e quando quiser, uma vez que as soluções se adaptam para dispositivos como celular, tablet e computador.

Praticidade: soluções em poucos cliques, sem precisar sair de casa, baixo tempo de resposta entre as partes, comunicação simplificada.

Autonomia: independência para fazer determinadas solicitações, consultas, cotações, compra/venda, diminuindo a dependência de intermediários.

Tipos de soluções plug and play no mercado de seguros

Portais: aplicado tanto para corretores quanto para segurados. Possibilitam serviços de consulta, solicitações, sinistro, endosso, pagamentos, extratos, comissões entre ou possibilidades.

Cotador de Seguros: aplicado a corretores e tomadores, no caso do Seguro Garantia Judicial. Seguindo as diretrizes de subscrição e critérios de um determinado produto, podendo gerar o valor do prêmio, contrato, boletos e pagamentos, além da possibilidade de contratação direta do seguro e emissão de apólice.  

Aplicativos: sistemas adaptados para dispositivos mobile, como celulares e tabletes, facilitando a interação de clientes e atividades de corretores.

Integração de Sistemas: comunicação entre sistemas e plataformas, histórico e detalhes de procedimentos registrados devidamente para que não haja perda de informações e seja possível uma gestão a partir de relatório de dados.

 

Agora que conheceu mais a respeito de soluções modernas para o mercado de seguros, aproveite para conferir como os benefícios da Automação do Processo de Subscrição de Seguros.

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