O que é um Marketplace de seguros ?

O Marketplace para a venda de Seguros é uma ferramenta que conecta oferta e demanda, reúne produtos e serviços de terceiros em um só ambiente. É um sistema que simplifica e otimiza a procura do cliente que está em busca de soluções para as suas necessidades.

Essa é uma das maneiras que diversas empresas estão utilizando para digitalizar o negócio e se destacar em meio a concorrência, ampliando a possibilidade de captar novos clientes realmente interessados no seu produto e/ou serviço.

Desafios das corretoras na venda de produtos de seguros

  •  Migração para plataforma digital

A antiga maneira de vender seguros necessita dar lugar a um novo avanço. Ter um website, páginas pelas redes sociais, cotadores oniline, aplicativos, tirar dúvidas dos interessados de maneira mais rápida e simplificada, por exemplo, são atitudes essenciais para continuar a manter as vendas em alta nos dias atuais.

Para isso, é importante que seguradoras e profissionais se adaptem a esse atual momento e possam prestar novos serviços e atendimento efetivo. Caso queira conferir novas ferramentas que têm ajudado o mercado segurador, recomendamos que leia nosso artigo: Plug And Play: Soluções prontas para uma jornada estruturada. 

  • Crise Econômica

A crise econômica é uma realidade para todos os setores. Porém a notícia boa para o mercado de seguros é que, apesar da mudança na redução de orçamento, produtos como exemplo, seguro de vida e residencial, continuam ainda sendo prioritário para os brasileiros.

Ainda assim, para superar essa dificuldade, é essencial se adaptar a situação atual e ajustar os produtos oferecidos à nova realidade do país. Além disso é importante oferecer facilidades de pagamento e utilizar bons argumentos de venda a fim de salientar para os clientes a importância dos produtos cedidos, mesmo em meio a uma crise.

As vantagens do marketplace para venda de seguros

Uma ferramenta poderosa como esta ajuda corretoras de seguros a aumentarem suas vendas pois, o trabalho de cotação dos seguros será otimizado, de forma que um formulário preenchido pelo cliente será utilizado para realizar a busca em mais de uma seguradora de forma simultânea.

Na visão das Seguradoras, a vantagem de ter parceiros que utilizem esse tipo de plataforma é saber que seus  produtos serão ofertados de forma dimensionada para cada cliente de acordo com suas próprias necessidades. Além disso, a estratégia de publicidade da ferramenta será responsável por promover os seus produtos.

Os clientes finais, por sua vez, terão a facilidade e comodidade de realizar várias cotações de seguros de seguradoras distintas preenchendo apenas um formulário e de acordo com suas aspirações. 

O mercado está sempre em transformação e o movimento open insurance está claro para todos. As corretoras de seguros precisam se incluir no mercado digital para oferecerem soluções mais ágeis, com isso aumenta a possibilidade de adquirir novos clientes que realmente estão interessados pelo seu serviço ou produto.

Como funciona uma plataforma de marketplace 

Os marketplaces operam aliando suas camadas amigáveis para interação com o usuário, camada de negócios, camada de serviços internos, de serviços de suporte que permitem conectar este sistema a outros, que variam entre sistemas frete, logística e de processamento de pagamentos online, e camadas de segurança da informação.

Esta estrutura flexibiliza a plataforma de forma que seja possível expandi-la sem comprometer sua estrutura, bem como integrá-lo com novos sistemas.

Quais as vantagens em ter um parceiro para desenvolver seu próprio marketplace?

Ter uma solução personalizada e altamente aderente às necessidades da corretora,  sem ter que se preocupar em tirar o foco de negócio. Seja por ter um equipe de TI enxuta ou até mesmo por não possuir tecnologia e conhecimento necessário para realizar um projeto como esse.  As principais vantagens de se ter um parceiro especializado são:

 

  • Economia com recursos humanos e equipamentos

Evita com que você tenha gastos com locação de espaço físico, mão de obra, atualização e manutenção dos equipamentos, não necessitando investimento na qualificação dos funcionários.

  • Equipe profissional especializada

Você terá sempre uma equipe de profissionais com experiência no desenvolvimento de software à pronta disposição do seu projeto. Sem contar que enquanto o sistema é desenvolvido pela equipe especializada no assunto, você pode concentrar sua energia e tempo para outras divisões do seu negócio.

  • Tecnologia e segurança

Tenha a certeza de que será feito por uma equipe com vasta experiência junto de equipamentos e tecnologias mais atuais do mercado totalmente à disposição do seu projeto, fator também super importante no quesito qualidade.

Avaliando uma solução de market place

A CodeIT é uma empresa especialista no desenvolvimento de soluções para o mercado segurador. Receba o contato de um de nossos especialistas e confira na íntegra como essa solução pode ser aplicada ao cenário da sua empresa.

Basta enviar-nos uma mensagem aqui.

Posts Relacionados