O que é a integração por API Gateway

De maneira geral, podemos entender API Gateway como uma ponte que conecta aplicações distintas, de forma simples e ágil, permitindo a integração entre estas duas partes. Centraliza a entrada de requisições e as manipula de acordo com a sua finalidade, provendo uma resposta amigável para o usuário.

O serviço de streaming é um exemplo que ilustra bem como funciona a integração entre sistemas. Geralmente são serviços que podem ser acessados através do navegador, aplicação desktop ou aplicativo de celular, entretanto o resultado final do serviço é o mesmo, sendo as diferenças quase imperceptíveis para o usuário final.

Esses diferentes canais  podem ter sido feitos em linguagens, protocolos e até mesmo utilizar redes diferentes. O Gateway API auxiliaria neste sentido, capturando as requisições através de sua interface e direcionando de acordo com as características do usuário.

Benefícios da integração de sistemas por API Gateway 

  • Redução de custos na hora de contratar o desenvolvimento, uma vez que não é necessário vários softwares e sim apenas uma API.
  • Mais segurança para os serviços e microsserviços disponibilizados, uma vez que é possível configurar na API um conjunto restrito de informações que serão expostas.
  • Facilidade de integrar soluções que utilizam microsserviços e/ou diferentes bancos de dados e linguagens de programação.
  • Transparência e facilidade na comunicação com diversos clientes, disponibilizando apenas uma API para todos.
  • Grande escalabilidade e transparência para os usuários da API, visto que mesmo ao incluir novas e descontinuar algumas, todas ainda estão centralizadas no mesmo lugar.
  • Monetizar e auditar o acesso às APIs criadas.

Integração de sistemas aplicado ao mercado de seguros

Pode ser usada em praticamente todas as etapas de negócios, em qualquer ramo. Dado a amplitude de possibilidades, separamos alguns exemplos de como esse tipo de solução pode ajudar a resolver desafios típicos desse mercado.

Um eventual problema que a API Gateway resolve é a listagem de produtos ou coberturas disponíveis para a contratação de um seguro, que devem ser visualizadas por Cotadores e Portais de Corretores diferentes.

Cada sistema pode ter sido feito em determinada linguagem e para fins diferentes, porém a interface proverá uma resposta compatível com suas expectativas, unificando assim o ponto de entrada das informações. 

A seguir, mostramos possíveis cenários que se aplicam às seguradoras e às corretoras de seguros.

Integração de sistemas para seguradoras

Uma seguradora pode utilizar uma API Gateway de forma a construir uma única solução e disponibilizá-la para os diferentes sistemas e ramos que possuir, por exemplo na hora de disponibilizar uma nova forma de pagamento, onde seria construída apenas uma API que todos os sistemas da seguradora se comunicaram com ele.

Imaginemos o caso onde uma seguradora realize a atualização ou troca do seu sistema ERP utilizado internamente apenas no backoffice. Não será necessário trocar toda a comunicação que era realizada entre o antigo ERP e seus sistemas paralelos e portais, basta o novo ERP se comunicar com o gateway API, ficando assim transparente para as demais áreas que permanecerão utilizando os antigos sistemas e portais com total integração com o novo ERP.

Integração de sistemas para corretoras de seguros

Quando uma corretora de seguros armazena as suas apólices em diferentes bancos de dados, visto que foram comercializadas com diferentes seguradoras, pode-se criar uma API de integração que ofereça uma visão integrada dos dados com apenas um acesso, ou até mesmo limitar quais informações serão exibidas não sendo necessário expor todos os dados.

Vale a pena terceirizar um projeto de integração?

Ao contratar um parceiro é importante avaliar a expertise da equipe, a capacidade de aliar o conhecimento de negócio com o conhecimento de várias tecnologias para elaborar e desenvolver a melhor solução.

Contratando o outsourcing de TI a seguradora/corretora pode manter um quadro de profissionais mais enxuto, sem os custos extras de equipamentos, necessidade de treinamentos e atualizações nas diferentes linguagens de programação, atualização constante de licenças de uso e softwares.

Outro importante benefício é que a contratação terceirizada permite uma gestão de riscos compartilhada no projeto, uma vez que a empresa contratada está sempre 100% do tempo focada no projeto, não correndo risco de ser interrompida por algum problema interno, que pode acontecer quando o desenvolvimento é internalizado.

Tendo uma parceria efetiva com uma empresa de TI, os processos são transparentes visando garantir a evolução e manutenção do projeto, seja pela mesma empresa ou por uma terceira envolvida.
 

Conclusão 

Uma API Gateway é a melhor resposta quando necessitamos realizar a integração de diferentes meios, sejam eles softwares em linguagens diferentes ou com bancos de dados distintos, bem como a melhor maneira de ter segurança, controlar e restringir as informações que queremos tornar públicas, ainda assim de maneira simples e transparente para todos que vierem a utilizá-la.

Ao terceirizar a construção de um projeto integrador, tem-se uma previsibilidade do custo, assistência especializada, garantia de foco total no core business, utilização de tecnologia de ponta além da economia por não precisar investir em estrutura, pessoas e recursos.

Agora que chegou até aqui, veja também as novas tecnologias que tem ganhado destaque. Veja o artigo: 3 Vantagens das Soluções Plug and Play para o Mercado de Seguros.

Posts Relacionados