O sistema de Análise de Crédito funciona como um facilitador para o processo de venda de produtos de seguros que envolvam riscos financeiros. Do cadastro de solicitação de análise à aplicação das taxas conforme perfil e produto escolhido pelo tomador. 

Com isso é possível ir além da concessão de crédito, mas oferecer o produto certo para a pessoa certa. Vamos tratar nesse artigo justamente os fatores de como o sistema de análise de crédito ajuda a otimizar a jornada de compra, facilitando o trabalho dos corretores parceiros, da operação e melhorar a experiência do cliente com a marca.

Integração de ponta a ponta da jornada

O sistema Análise de Crédito é customizável e se adapta aos parâmetros de cada empresa, se integra via API a outros sistemas como cotadores online, ERP, sistemas de análise de analytics entre outros. Com isso apoia também o processo de subscrição, tornar mais dinâmica as vendas e até a renovação do seguro. 

Dessa forma temos o corretor na ponta que consegue gerar solicitações, acompanhar o processo, enviar propostas e fazer a emissão da apólice com total autonomia, uma vez que a solicitação esteja dentro dos parâmetros de subscrição automática.

Do outro lado temos uma operação focada nos casos mais críticos que necessitam de uma análise diferenciada, tendo de fácil acesso as informações de forma digitalizada e centralizadas. 

Outro benefício de ter essa poderosa ferramenta integrada aos seus processos é a redução do custo operacional. Uma vez que a política da companhia está definida e se  tem garantia de sua aplicação, evitando com isso erros operacionais, além de possibilitar que os analistas foquem nas propostas de maior risco.

E o mais importante, temos um cliente atendido com agilidade com uma oferta compatível com seu perfil.

 

Sistema de análise de crédito aplicado a jornada dos produtos de seguros

As possibilidades são inúmeras visto a adaptabilidade da ferramenta, então para ajudar a identificar como é na prática o sistema de Análise de Crédito aplicado ao fluxo de venda dos produtos de seguro, detalhamos abaixo as principais etapas.

Solicitação de Análise

Processo digitalizado para corretores e usuários internos iniciarem uma solicitação de análise de tomador. Aqui é possível realizar: cadastro, ver histórico de solicitações, validade das informações e até processo de carta de nomeação.

Análise do Tomador

Processo automatizado para validação dos dados, o sistema faz a busca nos bureaus de crédito e retorna em forma de score ou interpretação dos dados analíticos do tomador, apresentando sugestão de crédito de acordo com a política da companhia. 

Concessão de Crédito

Gestão das solicitações que fogem dos padrões de subscrição automática, sendo direcionadas para o time da seguradora. Aqui é possível avaliar o histórico do processo, solicitar mais dados e o analista faz a concessão conforme sua alçada de crédito.

Vale lembrar que, conforme processo da empresa, ainda é possível ter uma segunda rodada de análise antes de enviar a solicitação para um consultor, utilizando novas políticas automáticas que solicitem e avaliem mais dados para a aprovação. Dessa forma encaminhar para o atendimento operacional somente os casos de maior risco e complexidade.

Aprovação ou Reprovação

Gestão do processo de concessão enquanto o backoffice trata a solicitação, simplificando a comunicação com os corretores, realizar um workflow de aprovação em níveis, fazer o envio automático da carta de aprovação ou recusa. 

Além de controle e agilidade, uma forma de trazer mais segurança na subscrição, pois ao mesmo tempo em que se tem um histórico do processo, pode-se determinar limites de alçada de crédito e o registro obrigatório da justificativa para a aprovação.

Cotação

Com a possibilidade de integração em plataformas ou aplicativo que podem ser para o uso de corretores e tomadores. Realizar cálculo automático de prêmio, escolha da modalidade, importância segurada, vigência, além do corretor ter centralizado o histórico das cotações.

Transmissão de Proposta

Transmissão de propostas do portal para o ERP, com geração e impressão das minutas de propostas.

Emissão de apólice

Conforme as diretrizes de subscrição, realiza de forma automática, por meio de APIs,  a emissão da apólice e até disponibilização imediata

 

A versatilidade dessa ferramenta pode ser aplicada em diversos ramos, além de seguros como o Garantia, Crédito, Fiança Locatícia que lidam diretamente com riscos financeiros, é possível usar os recursos dessa poderosa ferramenta para fazer análises que vão além dos dados no ERP, integrando por exemplo, ao fluxo de seguros como Responsabilidade Civil, Auto, Patrimonial entre outros. 

 

Para otimizar os processos e a jornada do produto como um todo é preciso pensar mais que em recursos. A CodeIT é uma empresa de tecnologia especialista no mercado de seguros, nossas soluções foram criadas pensando nas regras de negócios e nos desafios das empresas desse setor. 

 

Conheça mais detalhes de nossa solução, clique aqui para ver nosso material exclusivo e receber a demonstração do sistema.

 

Posts Relacionados