Embora o surto de coronavírus possa afetar negativamente os planos e projetos de receita, isso não significa que a atividade comercial deve parar.

Para isso os diretores de tecnologia devem redefinir suas visões, estratégias e planos de produto para dar conta dessa nova realidade. Aqui vamos falar justamente das possibilidades de ajuste em resposta ao COVID-19.

Elevar o nível de empatia

Antes de realizar qualquer ação para alterar as estratégias de produtos, é preciso primeiro elevar o nível da empatia com o público, como entrar em contato com os clientes de forma proativa para que saibam que a empresa compartilha de suas preocupações e estão lá para ajudar.

Os clientes se lembrarão da empatia, ou da falta dela, muito depois que a crise tiver passado.

É fato que muitas empresas tiveram de adaptar a forma de trabalhar  e até mesmo ficar sem equipes internas de TI completa, o que pode gerar sobrecarga de demanda, por isso, acompanhe de perto seus canais de suporte disponíveis e monitore a utilização de produtos e serviços, tickets de incidentes, taxas de erro e outros indicadores de estresse de clientes e funcionários.

Responder com agilidade a interrupções no lançamento de produtos

Envolva a equipe executiva e a organização do produto para considerar ações alternativas para anunciar produtos novos ou atualizados. Para produtos lançados com atraso, considere oferecer uma extensão do programa experimental para um grupo selecionado de clientes nesse meio tempo.

Caso seja cancelado o lançamento do produto, faça um realinhamento das decisões de marketing e canal de produto e desenvolva novos planos de lançamento que aproveitem a mídia mista e os canais digitais. Comunique claramente a data de disponibilidade atualizada do produto e prepare-se para cumprir esse compromisso.

Evolua roteiros de produtos em antecipação às realidades pós-crise

A dependência da comunicação por meio digitais e o aumento do uso de sistemas e apps, por seus funcionários e de seus clientes, persistirão após o término da crise e devem ser considerados em futuros roteiros de produtos.

Considere em seus próximos lançamentos uma experiência mais ampla para clientes e parceiros, ofereça plataformas modernas que tornam o consumo de seus produto e serviços mais acessível. Aprimore o trabalho remoto com sistemas que se integrados com rápida resposta e fácil usabilidade.

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